Esta é uma pergunta que não quer calar, dúvida que todos têm. Na hora de escolher um vinho, muitas pessoas não sabem a diferença entre, Gran Reserva, Reserva e Reservado.
Segundo a Espanha que na atualidade é o país que mais segue à risca as normas de denominação de origem controle. Um vinho Gran Reserva passa por estágio em barrica de Carvalho 36 meses, já um Reserva 24 meses.
A denominação reservado, não é utilizada em nenhum outro país a não ser Chile, Brasil e Argentina pois nestes países as denominações de origem tem outras classificações. Nos países em que não existe legislação permanente como Chile, Argentina e Brasil os termos, Gran Reserva, Reserva e Reservado são utilizados a critério do produtor. Tendo um valor muito mais comercial do que obedecer as normais legais e existentes no mundo.
Os vinhos classificados como reservados não tem passagem por barrica, são mais frutados e na maioria das vezes são utilizadas uvas de diversos vinhos que sobram das produções. Portanto os vinhos Reservados diferente do que todos pensam não são tão bons assim.