Puglia: tradição em forma de garrafa

Puglia
Que a Itália é um dos destinos mais incríveis do mundo todos nós já sabemos. Porém, uma região que merece todo o destaque, tanto pelas suas paisagens, turismos e pelos seus vinhos, é a Puglia.

Lá se concentra uma tradição milenar cultural e gastronômica, que só da gente pensar em falar já dá água na boca. Localizada bem ao Sul da Itália, no famoso e conhecido “Salto da Bota”, Puglia, ou Apúlia em português, teve no passado uma função estratégica, pois era uma ligação natural com o Oriente. A ocupação Grega e a conquista Romana ainda são bem visíveis na região.

Sendo uma das regiões mais gastronômicas do mundo, a Puglia é conhecida pelo seu famoso frisedda – um pão duro em forma de donut, com um leve toque de água temperada com azeite, sal, pimenta. Outra especialidade da região são as massas caseiras, como a recchie, a lasagne temperada ao molho de tomate com carne, os deliciosos panzerotto, que são pizzas fatiadas, o chiancarelli, o troccoli, entre tantos outros.

Como se não bastasse tudo isso, a Puglia é o berço de uma uva muito conhecida mundialmente, responsável por produzir deliciosos vinhos, que agradam o paladar de qualquer consumidor. Estamos falando da famosa Primitivo. Conhecida também como Zinfandel (quando produzida nos EUA), essa é uma uva de característica mais adocicada. É capaz de produzir rótulos excepcionais, ainda mais quando produzida nas DOC’s Primitivo Di Manduria e Primitivo Del Salento.

O nome Primitivo está relacionado diretamente ao seu tempo de colheita. O amadurecimento precoce faz com que essa uva possua uma grande concentração de açúcar, resultando em vinhos com alto teor alcoólico. Essa uva é capaz de produzir inúmeros estilos de vinhos: brancos, rosés e tintos, com características diferentes, levando em consideração as mãos do produtor e o local onde ele é produzido – terroir, deixando como estilo principal vinhos encorpados, com forte coloração e frutados.

 

PRIMITIVO DI MANDURIA

 

Essa DOC (Denominação de Origem Controlada) é a responsável por produzir os vinhos mais conhecidos e mais respeitados feitos com a Primitivo. Para garantir esse selo, o vinho só pode ser produzido na cidade de Manduria ou em seus arredores. Dona de um clima quente e seco, solos vermelhos, vulcânicos e com grande presença de calcário, Manduria se tornou o habitat perfeito para a casta. A DOC foi criada em meados de 1974 e é hoje uma das classificações mais antigas da Itália. Os vinhos ali produzidos são secos, com coloração forte, aromas leves e frutados, de sabor agradável e encorpado. Nessa mesma região é produzido também o Primitivo Di Manduria Dolce Naturale, uma versão doce produzida com essa mesma uva.

 

PRIMITIVO DEL SALENTO

 

Primitivo Del Salento é um IGT (Indicazione Geografica Típica) de Salento. Localizada mais ao sudoeste da Puglia, essa região é dividida em três províncias: Tarento, Brindise e Lecce. Possui um clima mais quente, exceto as áreas mais próximas ao mar. O local é conhecido por ser uma zona de experimentos, pois está mais distante das zonas de crescimento da Puglia. Os vinhos ali produzidos costumam ser mais tânicos, o que já é uma característica da Primitivo. Possuem também um sabor marcante, coloração intensa e uma grande complexidade aromática.

E aí, a Puglia é ou não uma região incrível?

Igor Colleta
Sommellier

This author has not added a biography. viagra 100mg In the meantime, he’s contributed 42articles.

Rolar para cima