Chegaram novos rótulos da Bodega Catena Zapata, uma das vinícolas argentinas mais tradicionais e importantes de Mendoza, aqui na Vivavinho!
Fundada em 1902, é uma vinícola familiar, comandada pela mesma família até hoje. É reconhecida por seus vinhos tintos intensos, rótulos produzidos a partir da casta Malbec – da qual são pioneiros na ressurreição da uva – e também pelos brancos produzidos com chardonnay.
Prezam muito pela qualidade das suas vinhas, pois defendem que é nelas que começam os bons vinhos. Nicolás Catena Zapata, atual diretor, ousou plantar vinhas em alturas onde ninguém pensava que amadureceriam, culminando na descoberta de um novo terroir, o Adrianna Vineyard, a mais de 1.500 metros de altitude.
Isso porque o atual diretor descobriu a influência da altitude na qualidade dos frutos: à medida que sobe as altitudes dos Andes, a temperatura média diminui e a amplitude entre as temperaturas diurnas e noturnas aumenta, oferecendo o clima ideal para a maturação das uvas.
Além disso, cada um dos vinhedos da família Catena Zapata é dividido em parcelas, de acordo com a composição do solo, e cultivadas individualmente, com o objetivo de estimular sua expressão frutífera mais autêntica.
Hoje, o vinhedo Adrianna é chamado de Grand Cru da América do Sul e a equipe do Instituto Catena do Vinho dedica-se a estudar cada metro, cada rocha, cada inseto e microrganismo do lugar, tornando-a talvez a vinha mais estudada do mundo.
O resultado são vinhos ricos, inesquecíveis e fiéis ao lugar especial de onde vêm, fazendo jus ao título de “A Vinícola Mais Admirada do Mundo”, que ganhou em 2020 na reputada lista “50+”, da revista britânica Drinks International.
Gostou?
Então conheça os mais novos lançamentos dessa incrível vinícola aqui na Vivavinho: