Originária da França, mais precisamente de uma região localizada próxima aos Pirineus, chamada Madiran, Tannat faz referência direta aos marcantes e numerosos taninos. É reconhecida atualmente como a uva símbolo do Uruguai, onde também é chamada de Harriague, em homenagem a Don Pascual Harriague, imigrante francês responsável por plantar as primeiras mudas no território uruguaio em 1870.
A região francesa onde a Tannat se originou é completamente diferente do Uruguai, o que resulta em características distintas nos vinhos: O vinho elaborado em território uruguaio é mais frutado e menos rústico do que o francês. Entretanto, ele ainda mantém as características de taninos firmes, cor escura, teor alcoólico médio e afinidade com o carvalho. O clima no Uruguai é temperado e com temperaturas mais baixas durante a noite, influenciado diretamente pelos rios Uruguai e da Prata, além do Oceano Atlântico. Essa oscilação de temperatura permite vinhos mais estruturados e com taninos mais macios e mais frutado. No sul do Brasil, especialmente na região da Campanha Gaúcha, diversas vinícolas estão investindo massivamente na implantação de vinhedos de alto padrão.
Por ter uma alta concentração de taninos, é amplamente utilizada em cortes, geralmente com as uvas Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon, onde geralmente resulta em rótulos ricos em aromas e sabores. Outra forma de suavizar seus taninos é a clássica passagem por barricas de carvalho.
Tannat e suas características
Com tamanho médio a grande, os cachos da uva Tannat são compactos e cilíndricos. Os frutos (bagas) têm tamanho pequeno a médio e ligeiramente alongados. O grande destaque é a concentração de cor em sua casca e também na polpa da fruta, justificando a intensa coloração violácea que caracteriza os vinhos elaborados com ela. Em relação ao tempo necessário para sua maturação, possui um ciclo médio, podendo adaptar-se a diversas regiões e ser colhida no ponto ideal de maturação.
Conhecida através de estudos médicos como uma uva com grande quantidade de resveratrol, polifenol que age como anti oxidante, atuando contra o câncer e como redutor do mal colesterol, trazendo também outros benefícios à saúde.
Com seus acentuados aromas, apresentando muitas frutas negras maduras, mas sempre com um toque que remete a couro ou especiarias, complementando o produto e aumentando sua complexidade. Características estas que o levam a uma harmonização perfeita com comidas com gordura, como o churrasco, carnes assadas, pratos baseados na carne de ovelha e outros encorpados e condimentados.