Qual a taça certa para degustar seu vinho? Essa pergunta é um desafio para muitas pessoas.
No princípio do nosso caminho pelo vasto mundo do vinho, muitas descobertas incríveis acontecem e despertam a curiosidade. No início, ficávamos parados na frente das prateleiras das lojas e adegas por muito tempo pensando que vinho levar. Esse é o começo da busca e dos testes de uvas e países, até a descoberta do que nos agrada mais. E é esse amor pela bebida e a vontade de entender melhor esta bebida tão especial que nos instigam ao estudo, a leitura e a obtenção de cursos de vinhos.
Neste longo caminho nos deparamos com taças de cristais, de diversos tamanhos e formatos. O que nos traz a dúvida de qual é a ideal. Os estudos comprovaram que a taça de cristal é mais fina e lisa, com formato perfeito para a condução do vinho até a boca. Ela realça cores, libera explosão aromática e atrai a presença das frutas, das flores, das especiarias, do tabaco, do couro, da baunilha, da madeira e das infinitas possibilidades existentes dentro de cada garrafa.
Aos iniciantes e adeptos, primeiramente devemos conhecer apenas 3 taças diferentes, que possuem modelos perfeitos para a maioria dos vinhos produzidos.
- A primeira é a taça flute (do francês flauta), que leva este nome devido ao seu formato. Sua criação visou destacar as perlagens (bolhas dos champanhes e espumantes). Hoje, os estudos provaram que as taças com a boca mais larga liberam mais aromas dos borbulhantes e estão sendo utilizadas em outros formatos para este tipo de degustação.
- A segunda é para vinhos brancos, que foi criada para manter a temperatura do vinho o mais baixa possível. É uma taça com a boca e bojo menor, possibilitando o menor contato do calor com o meio. Possui haste mais longa, que impede que o calor das mãos interfira no vinho.
- A terceira é a taça para vinho tinto e existem dois tipos mais utilizados: a Bordeaux e a Borgonha.
➡️ A Bordeaux tem o bojo grande e boca ou borda mais fechada. É perfeita para um vinho mais encorpado, mais estruturado e com ótimos taninos e pegada de boca. Características encontradas nas cepas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Shiraz, Malbec, Tannat, Carménère, Sangiovese, Nebbiolo, entre outras. Esse bojo grande irá favorecer o giro do vinho e a explosão aromática que, por sua vez, não escapa devido a boca menor e vem diretamente para o seu nariz.
➡️ A Borgonha foi criada para tintos mais leves, como os feitos da uva Pinot Noir, na região de Borgonha. Conhecida como “taça balão”, ela tem o bojo grande e o vinho volatiza melhor. Quando a taça é levada a boca, traduz um vinho mais aberto e pronto para ser degustado. Já no nariz, por ter a boca ou borda grande e bem aberta, nos traz toda a explosão aromática da Pinot Noir (uva de mosto branco com casca, que tem como característica a finesse, sutileza, frescor e a grande explosão de aromas).
Dentro deste vasto mundo, temos ainda outras duas taças muito famosas: a taça Iso e a taça de vinho do Porto.
Convido vocês a degustarem seus vinhos nestes modelos de taças e sentirem suas diferenças. Tenho certeza que será mais uma grande descoberta.
Divirtam-se 🍷🥂😉❤
Debora Breginski
Sommelière Vivavinho
Infórmate aquí. viagra pill Servicios incluidos Servicios incluidos Descuento en resto tratamientos Descuento en resto tratamientos Centros Centros Video consulta Video consulta.