Tudo sobre a uva Pinot Noir

Tudo sobre a uva Pinot Noir
A uva Pinot Noir, com mais de 2.000 anos de história, é uma das uvas mais clássicas da humanidade para a produção de vinhos finos.

Sua origem é incerta. Norte da França, Egito ou Lombardia. Mas foi na Borgonha, França, onde ela melhor se adaptou, fazendo deste solo único um meio de cultura para frutas que rendem vinhos diferenciados e excepcionais.

A Borgonha se encontra no centro-leste e sobe para o norte da França. Uma região conhecida por seu clima frio, uma de suas características principais.

Dentro da região da Borgonha se destaca o plantio de dois tipos de uva: a Pinot Noir e a Chardonnay, fazendo destas duas castas ímpares, no mundo todo! Os vinhos produzidos da uva Pinot Noir na Borgonha possuem corpo leve, taninos finos, acidez perfeita e grande explosão aromática.

A uva Pinot Noir é uma uva de casca tinta e polpa branca, também utilizadas para produção de grandes Champagnes e espumantes, assim como vinhos brancos, roses e tintos. Há diversos países e regiões produtoras de Pinot Noir pelo mundo, com grandes exemplares no Chile, Argentina, Nova Zelândia, África do Sul, Estados Unidos, entre outros mais, sendo que para cada região produtora as características da uva mudam. Em países de clima mais quente, as uvas concentram um pouco mais de açúcar e fazem vinhos mais encorpados, com notas aromáticas diferentes e um pouco mais alcoólicos. Mas algo temos que exaltar: São vinhos elegantes, complexos e de uma finesse maravilhosa!

 

Muito fácil de se apaixonar!

 

Debora Breginski
Sommelière Vivavinho

Rolar para cima